A- A A+

facebookrss

Workshop sobre Violência Doméstica sobre Pessoas Idosas

workshop vdNo início de Dezembro, o Projecto QB realizou uma sessão no Centro Social e Paroquial da Ramada, a convite da Rede de Intervenção na Violência Doméstica e em Pessoas Vulneráveis no concelho de Odivelas. A iniciativa decorreu na manhã de 6 de Dezembro e contou com a presença de duas dezenas de participantes representando sectores na área da saúde, da segurança, do apoio à vítima de violência doméstica, do ensino, da autarquia de Odivelas e organizações que trabalham com pessoas idosas. Esta sessão de sensibilização para a Violência Doméstica revelou-se um espaço de partilha de experiências, e foi enriquecida com testemunhos sobre os obstáculos que muitas vezes as/os profissionais encontram durante a sua actuação, na denúncia de situações de violência doméstica sobre pessoas idosas. Esta acção resultou de uma parceria entre o Projecto Quebrar Barreiras e o Projecto RIIIM (Rede de Intervenção Integrada, Intersectorial e Multidisciplinar no Combate à Violência Doméstica e ao Tráfico de Seres Humanos) ambos promovidos pela UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.

Campanha “Não à Violência contra as Mulheres!”

nao vd 1Para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Postalfree lançou uma campanha no dia 16 de Dezembro de 2013. Vários projectos da UMAR, incluindo o Projecto Quebrar Barreiras foram convidados a criar um postal para esta campanha. Neste sentido, enquanto equipa, procurou-se dar maior visibilidade a um outro tipo de violência muitas vezes esquecida mas igualmente grave - a solidão. O esquecimento a que muitas das nossas pessoas idosas estão sujeitas, quer nas suas relações pessoais nao vd 2como nas comunidades, consideramos ser um verdadeiro atentado aos direitos humanos e uma violação grave do que é viver-se com dignidade. Neste tipo de violência são maioritariamente vítimas as mulheres idosas, vivendo num isolamento crónico. O postal do projecto QB contou com a participação das voluntárias Rayane Noronha (Fotografia) e Ana Caldas (Design).

QB no programa “Seixal Saudável” da Radio Seixal

A convite da Radio Seixal, o projecto QB participou no dia 9 de Novembro de 2013 no programa Seixal Saudável sobre a temática "Violência na Pessoa Idosa". Para ouvir na íntegra o programa clique aqui:

radio seixalcm seixal

Fórum de Participação “Cidadania, Género e Envelhecimento”

mes idosoNo passado dia 24 de Outubro de 2013, o projecto Quebrar Barreiras juntamente com o Grupo Concelhio de Idosos de Almada promoveu o Fórum de Participação "Cidadania, Género e Envelhecimento" como forma de celebrar o mês da pessoa idosa. Na primeira parte do Fórum, actuou um grupo de senhoras idosas do projecto Alkantara, que integram o Grupo Teatro do Oprimido de Lisboa, com o intuito de despertar uma reflexão crítica e partilhada com a assistência sobre o "antes e agora" do quotidiano das pessoas idosas. Na segunda parte do fórum estiveram presentes no painel de discussão, a coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e Solidariedade entre Gerações, Joaquina Madeira, o professor universitário Alfredo Bruto da Costa e a psicóloga Joana Pereira. Esta iniciativa contou com a presença de mais de 100 participantes entre as quais pessoas idosas e técnicas/os da área da gerontologia.
Deixamos ainda aqui algumas fotografias do dia do evento e para as/os mais curisosas/os deixamos o vídeo da actuação do Teatro Fórum.

Ler mais »»

Participação do QB no Seminário Interseções na Igualdade de Género

A convite da FNAJ – Federação Nacional das Associações de Juventude, a equipa do Projecto Quebrar Barreiras participou a 19 de Junho, em Almada, no seminário "Interseções na Igualdade de Género" no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro onde abordou a temática do "Género e Envelhecimento". Na mesma sessão foi também tratado o tema "Género e Orientação Sexual". Além da presença das técnicas da UMAR, o painel contou com a participação da CIG, da ILGA e de investigadoras da academia. Neste evento, a equipa QB abordou a prespectiva do envelhecimento tendo em conta as questões de género e apresentou o trabalho de intervenção com as pessoas idosas desde o início do projecto.

Ler mais »»

Diagnóstico

Newsletter - Janeiro - Junho 2014

Cartaz Grita UMAR

Logos--Cig-Poph-Qren-Port-FSE