A- A A+

facebookrss

Memórias Escondidas

Recolha de histórias de vida de pessoas idosas segundo uma perspectiva de género envolvendo a comunidade escolar, na medida, em que se pretende que sejam as/os jovens a proceder à respectiva recolha sob orientação da/o docente responsável e por uma técnica/o na área da Igualdade de Género. Esta actividade visa estreitar laços entre as/os mais jovens e as pessoas idosas numa aproximação à memória individual e colectiva, segundo uma perspectiva crítica e de construção do património cultural. Pretende-se, igualmente, consciencializar e valorizar os percursos de vida das pessoas idosas através de uma análise crítica baseada na construção social do género: dar a conhecer os tempos passados, os direitos das mulheres alcançados ao longo dos tempos, os retrocessos que hoje vivenciamos e o que ainda falta por conquistar.

Sessão Final | 25 de Setembro de 2014

Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada) | Turma 12º6
Sessão Temática sobre Avaliação da actividade "Memórias Escondidas"
Com Ana Cansado, Cristina Pires e Luísa Rego

Em sessão de balanço, a equipa do Projecto Quebrar Barreiras reuniu com a turma que no ano transacto, enquanto turma 11º6, trabalhou com o Projecto Quebrar Barreiras – Envelhecer Segundo uma Perspectiva de Igualdade de Género na actividade Memórias Escondidas.

Globalmente, mesmo com o tempo que mediou entretanto, a turma manifestou que a actividade foi "gratificante", relevando o facto de através dela ter havido uma maior consciencialização para as desigualdades de género, os efeitos da educação nos papéis sociais assumidos pelas pessoas de gerações mais velhas, bem como para a necessidade de relativizarem "coisas insignificantes". Uma aluna sublinhou mesmo o facto de a recolha de histórias de vida lhes ter dado um conhecimento que "vai para além da escola" e outra destaca, ainda, o facto de "poder ver as coisas pela perspectiva de pessoas que viveram outros tempos".

ler mais »»

Sessão Final | 25 de Setembro de 2014

Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada) | Turma 12º7
Sessão Temática sobre Avaliação da actividade "Memórias Escondidas"
Com Ana Cansado, Cristina Pires e Luísa Rego

Da avaliação feita por esta turma ressalta informação que não difere muito da partilhada pela turma anterior. Uma aluna refere que "correu tudo bem, deu para perceber as diferenças entre os anos que passam" e – diz ela – a parte que mais gostou foi mesmo o contacto com as pessoas. Reconhece que a parte mais difícil foi "ver como é que íamos abordar as pessoas".

ler mais »»

Diagnóstico

Newsletter - Janeiro - Junho 2014

Cartaz Grita UMAR

Logos--Cig-Poph-Qren-Port-FSE