A- A A+

facebookrss

Sessão 1 | 15 de Maio de 2013

Sessao 1 Foto 1Centro de Convívio da Junta de Freguesia de São Vicente de Fora "Os Ases" (Lisboa)
Sessão Temática sobre Violência Doméstica Sobre Idos@s
Com Cristina Pires, Luísa Rego (QB) e Sónia Soares (CAM)

O Projecto Quebrar Barreiras – Envelhecer Segundo uma Perspectiva de Igualdade de Género realizou, por solicitação do agente Paulo Carvalho, da Esquadra da PSP da Freguesia de São Vicente de Fora, uma sessão para pessoas idosas residentes na freguesia, cujas idades situavam-se entre os 54 anos e os 89 anos. Com o grupo reunido numa roda, de forma aleatória, as/os 19 participantes (apenas dois do sexo masculino) discutiram entre si juntamente com as dinamizadoras o conceito de violência doméstica, o seu enquadramento jurídico - crime público, causas e consequências do fenómeno e estratégias de defesa a adoptar por parte das vítimas. Tudo se processou num ambiente informal e animado, no qual as intervenções das dinamizadoras foram sendo pontuadas com relatos na primeira pessoa por parte de algumas das participantes. No final, as pessoas idosas presentes receberam da equipa panfletos produzidos no âmbito do projecto QB sobre o tema, nos quais se apresentaram alguns conselhos e uma lista de contactos de emergência.

Sessão 2 | 24 de Maio de 2013

Sessão 2 Foto 2Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha (Seixal)
Sessão Temática sobre Violência Doméstica Sobre Idos@s
Com Cristina Pires e Luísa Rego (QB)

O Projecto QB dinamizou no passado dia 24 de Maio, no concelho do Seixal, a acção de sensibilização "Violência Doméstica Sobre Idos@s" para pessoas idosas com idades compreendidas entre os 51 e os 88 anos. Com o grupo sentado e reunido numa roda, de forma aleatória, as/os 23 participantes (apenas quatro do sexo masculino) fizeram uma breve apresentação pessoal, nome e idade, e o que gostariam de ver abordado nesta temática. A sessão começou com uma breve apresentação do trabalho da UMAR, nomeadamente, na área da violência doméstica e do projecto Quebrar Barreiras, posto o que se seguiu de forma improvisada a dinamização da sessão.

ler mais »»

Sessão 3 | 12 de Junho de 2013

Sessao 3 Foto 4Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha (Seixal)
Sessão Temática sobre Feminismos e Estereótipos de Género
Com Cristina Pires e Luísa Rego (QB)

A equipa QB realizou no dia 12 de Junho a primeira acção de sensibilização sobre "Feminismos e Estereótipos de Género" contando com a presença de 28 participantes, com idades compreendidas entre os 51 e os 87 anos. Num debate muito intenso, as/os participantes revelaram entusiasmo e interesse por estas temáticas. Foram abordados aspectos como o que são estereótipos, nomeadamente, estereótipos de género, diferença entre sexo e género, reflectir sobre o facto de como os estereótipos de género potenciam as desigualdades entre homens e mulheres e, numa última parte, o que entendiam sobre feminismos. Foram abordadas as vagas dos feminismos e o que é ser feminista. Este grupo demonstrou uma grande capacidade crítica sobre os problemas que no passado afectavam as mulheres e sobre os que ainda hoje permanecem nas sociedades, tendo a equipa do projecto, apresentado diferentes problemáticas em diferentes países que violam os direitos das mulheres: a pobreza, o tráfico e prostituição de meninas, género e água, os crimes de honra, a MGF (Mutilação Genital Feminina), entre outros. Para fechar a equipa passou um pequeno vídeo criado no âmbito de outros projecto da UMAR – "Achas que Sofres de Estereótipos?".

Sessão 4 | 14 de Junho de 2013

Sessao 4 Foto 1Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Cacilhas (Almada)
Sessão Temática sobre Violência Doméstica Sobre Idos@s
Com Cristina Pires e Luísa Rego (QB)

Com uma participação de 24 pessoas idosas, a equipa QB realizou a sua terceira acção de sensibilização sobre violência doméstica. Este grupo foi constituído por duas organizações que trabalham com pessoas idosas do concelho de Almada - Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Cacilhas e Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Cacilhas. Perante metodologias de participação e debate, o grupo demonstrou-se bastante motivado e interessado na temática. Há medida que se iam contando histórias na primeira pessoa, por parte das pessoas participantes, a equipa QB foi introduzindo as questões relativas à temática: conceito de violência doméstica e a sua natureza jurídica, formas de violência a que as pessoas idosas estão sujeitas, a explicação do ciclo de violência, desconstrução das crenças e preconceitos ligados ao fenómeno da violência doméstica, receios que levam as vítimas a não denunciar as situações de vitimização e quais os planos de segurança a adoptar quando se é vítima, bem como, a indicação de número de apoio às vítimas de violência doméstica. No final, as pessoas idosas presentes receberam da equipa panfletos produzidos no âmbito do projecto QB sobre o tema, nos quais se apresentaram alguns conselhos e uma lista de contactos de emergência.

Sessão 5 | 17 de Junho de 2013

Sessao 5 Foto 2Centro de Desenvolvimento Comunitário Bairro dos Lóios (Lisboa)
Sessão Temática sobre Direitos Humanos e Cidadania
Com Cristina Pires e Luísa Rego (QB)

A noção de Direitos Humanos e Cidadania foi discutido pela primeira vez no dia 17 de Junho com as/os utentes do Centro de Desenvolvimento Comunitário Bairro dos Lóios da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com um grupo de 18 pessoas com idades compreendidas entre os 65 e os 90 anos de idade. Através de uma metodologia mais expositiva, há medida que a equipa do projecto ia apresentando informação sobre os direitos humanos e cidadania, as/os participantes iam debatendo e expondo os seus pontos de vista revelando práticas pessoais e reforçando a ideia de que as pessoas cada vez mais são violadas nos seus direitos. Foi debatida a diferença entre "Direitos do Homem" e "Direitos Humanos", apresentada a evolução histórica dos Direitos Humanos, a questão e reflexão sobre se os homens e as mulheres são iguais em direitos, o que é exercer cidadania e, numa última parte, abordou-se a problemática associada à violência doméstica como uma grave violação dos direitos das mulheres.

Sessão 6 | 24 de Junho de 2013

Centro Social e Paroquial São Tomás de Aquino (Lisboa)
Sessão Temática sobre Violência Doméstica Sobre Idos@s
Com Cristina Pires e Luísa Rego (QB)

A equipa QB foi convidada pelo Centro Social e Paroquial São Tomás de Aquino a dinamizar uma acção de sensibilização sobre violência doméstica. Com a presença de nove participantes (um grupo pequeno mas enriquecedor) criou-se um debate intenso entre as/os participantes, onde histórias e relatos de violência foram falados na primeira pessoa, assim como, histórias e relatos de relações saudáveis. A equipa mediante uma metodologia reflexiva e de debate entre todas e todos abordou o conceito de violência doméstica e qual o significado de ser um crime público, referenciou a tipologia das agressões, desconstruiu os mitos e crenças ligadas à violência doméstica e indicaram-se os recursos e apoios existentes na sociedade no combate ao crime de violência doméstica. No final, as pessoas idosas presentes receberam da equipa panfletos produzidos no âmbito do projecto QB sobre o tema, nos quais se apresentaram alguns conselhos e uma lista de contactos de emergência.

Diagnóstico

Newsletter - Janeiro - Junho 2014

Cartaz Grita UMAR

Logos--Cig-Poph-Qren-Port-FSE