A- A A+

facebookrss

Promotora do Projecto

A UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta é uma associação sem fins lucrativos constituída a 12 de Setembro de 1976, cujo estatuto é o de uma Organização Não Governamental de Mulheres, sendo reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública em DR (2ª série) n.º147, em 30 de Julho de 2010 e, com representação no Conselho Consultivo da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

A UMAR é uma ONG de âmbito nacional, com sede em Lisboa, no Centro de Cultura e Intervenção Feminista – espaço que dinamiza – e cujo trabalho de intervenção cobre o território litoral de Portugal Continental (Braga, Porto, Coimbra, Lisboa e Península de Setúbal) e da região da Madeira. A UMAR assume-se como uma associação feminista e conta com uma história de mais de três décadas na defesa dos direitos das mulheres. A Igualdade de Género, a luta contra o sexismo na sociedade e a solidariedade feminista constituem vertentes de intervenção da associação.

Caracterizando o trabalho que a UMAR tem desenvolvido no decorrer da sua existência, é possível destacar uma área prioritária de intervenção através da qual a associação se tem destacado desde meados da década de 90, e é hoje amplamente reconhecida: a da violência contra as mulheres, e especificamente a da violência doméstica. Actualmente, a UMAR dispõe de uma estrutura de apoio e acompanhamento a mulheres vítimas de violência doméstica nos Açores, na região de Setúbal e no Porto. A UMAR possui ainda três casas de abrigo da rede pública (região de Lisboa, Setúbal e Faial) e um Banco Diário Crise/Risco (Monte de Caparica), Destaca-se ainda pelo trabalho da prevenção da violência de género nas escolas, a intervenção comunitária, a realização de seminários, debates, conferências e auscultação na preparação dos planos estratégicos nacionais da Igualdade de Género, Violência Doméstica, Tráfico de Seres Humanos e Mutilação Genital Feminina.

Diagnóstico

Newsletter - Janeiro - Junho 2014

Cartaz Grita UMAR

Logos--Cig-Poph-Qren-Port-FSE